top of page

Treino individual com corpo, mente e espírito. Bem-vindos ao Aloé Movement Studio!

  • Foto do escritor: Pedro Baracho
    Pedro Baracho
  • 25 de mar. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 26 de mar. de 2024

Depois de vários anos a trabalharmos juntos no mundo do fitness, dos ginásios, da formação na área do exercício e bem-estar, decidimos concretizar o nosso sonho: trabalharmos juntos num estúdio de treino individual em que cada treino fosse uma vivência e exploração pessoal. Acreditamos que o movimento e o exercício físico tem esse potencial, que pode ir muito mais além de exercícios, repetições e cargas. Acreditamos no exercício físico como um complemento essencial para uma vida saudável e feliz. O Pilates e o treino funcional são as nossas ferramentas de eleição e que propomos para usar nesta aventura!



Acreditamos que o movimento e o exercício físico tem esse potencial, que pode ir muito mais além de exercícios, repetições e cargas. Acreditamos no exercício físico como um complemento essencial para uma vida saudável e feliz. O Pilates e o treino funcional são as nossas ferramentas de eleição
Aloé Movement Studio. Treino funcional individual e Pilates em Algés e Miraflores, Lisboa


Tudo nasce com uma ideia!

Ao longo do nosso caminho profissional que passou pelos ginásios e fitness mais tradicional, desde as aulas de grupo à sala de exercício fomos também crescendo enquanto seres humanos e a nível pessoal. Todos os dias ao lidar com pessoas, os seus desafios, dificuldades, bloqueios, hesitações, somos confrontados com a realidade de que cada ser humano e o corpo que lhe dá corpo, são realidades indissociáveis. Uma pessoa que se propõe a um objetivo, seja saúde, estético, postural, não se resume a calorias que entram e saem, cargas que se aumentam ou a um simples “endireita-te!”. Entre o que existe hoje e os objetivos que se sonham há experiências, hábitos, histórias, realidades que têm de ser tomadas em conta e respeitadas. Todos estes fatores têm de ser assumidos e tomados como parte da bagagem que se leva no percurso que nos propomos percorrer.


Só que, infelizmente, a realidade que nos é apresentada pelo fitness mainstream, não é esta. Tudo é visto aos pedaços e numa equação fácil de “10 truques para …” (escolham o que quiserem), ou a promessa dos "5 melhores exercícios para …” (escolham novamente o que quiserem), as dietas que prometem que “agora é que é” ou o suplemento miraculoso que nos vai  mudar a vida! Cada pessoa que aceita este caminho “fácil” e standardizado mais tarde ou mais cedo confronta-se com a dificuldade de não ver os resultados prometidos ou normalmente com a amotivação e desistência. Não precisamos de ir buscar os números dos níveis de inatividade física em Portugal.


E porque não criarmos um espaço, onde haja espaço para receber as pessoas como um todo? Onde tenhamos a possibilidade de pelo menos tornar consciente o corpo, as necessidades e as diversas variáveis que existem? Tendo mais consciência de todos estes fatores, há mais possibilidades de escolha, reajustar intenções e caminhos a percorrer.

E assim nasceu o Aloé Movement Studio.




Porquê Aloé?

Estávamos sentados à frente do que seria o nosso futuro espaço no Alto de Algés, Miraflores a tentarmos ter ideias para nomes deste projeto. Não queríamos os nomes normais que relembrassem as experiências (re e re)vividas nos ginásios. Queríamos algo diferente que se diferenciasse o nosso espaço. Queríamos inclusivamente que quando as pessoas falassem do nome não associassem a ginásio, obrigação para exercitar, a nuvem negra das calorias ou a tirania de um treinador/professor. Sabem aquela nova aventura a que nos propomos com entusiasmo e motivação de uma criança? Um experiência limpa, sem contaminações nem expectativas. Isso! Queríamos mesmo isso!


O Aloé surgiu-nos pela inspiração de umas plantas que vimos num canteiro à nossa frente e pareceu-nos muito bem! Queríamos trazer a natureza para dentro de portas para nos lembrar que somos parte dela e que ela também contribui para o processo.

O Aloé refresca, purifica, limpa.

O movimento e o exercício refresca, purifica, limpa.

E puff, fez-se o Aloé Movement Studio!


Dia após dia, já passaram 3 anos

Abrimos portas precisamente a 6 de Abril de 2021 logo a seguir ao 2º confinamento… ainda se leram desta aventura? E a ansiedade era muita.

Será que vamos conseguir chegar aos nossos antigos alunos e a outros que hão-de vir ao despirmos um pouco mais da nossa antiga roupa de PT (personal trainer) ou professor de Pilates e passarmos a partilhar mais a nossa verdade? Será que as pessoas procuram o que temos para partilhar? Um movimento mais consciente, autêntico e honesto? Será que as pessoas se querem conhecer através do movimento e do exercício?


Como poderemos manter-nos fiéis à nossa forma de ser sem cairmos em devaneios new-age e continuarmos verdadeiramente enraizados no corpo e no treino como ponto de partida?


A verdade é que ainda vamos tendo estas inseguranças, mas cada aluno que chega e cada aula em que esta alquimia treino-corpo-eu acontece, mostram-nos e alimentam a nossa certeza de que há espaço e necessidade para uma vivência mais completa do exercício e que vamos continuando por aqui, a trilhar o nosso caminho e a mostrar a nossa Luz.



O treino individual como processo

No nosso Manifesto assumimos que

"Somos facilitadores do movimento e participamos para que cada indivíduo ganhe consciência e se responsabilize pelo seu caminho”.

Acreditamos que a nossa função enquanto treinadores pessoais é acima de tudo acompanhar e facilitar um processo guiado pelo conhecimento, a experiência e a paixão que temos por esta área. Não estamos aqui e recusamo-nos a trabalhar com quem espera por um “carrasco”, ou por quem procura que façamos o trabalho em vez de ou por magia.


Ao iniciarmos um caminho estabelecemos uma parceria. O caminho é feito lado-a-lado e acima de tudo guiado pelos alunos. O nosso papel é de apresentar uma visão mais ampla, dar opções, antecipar cenários. Até porque só nos propomos a esta função, porque já percorremos, cada um à sua maneira, também nós este caminho. É isto que é facilitar. É contribuir para que o caminho seja um pouco mais claro e que nos altos e baixos do processo, as probabilidades de sucesso aumentem.


E o que é “sucesso”? Deixamos isso ao vosso critério. Até porque a meio do caminho também é comum a própria definição de sucesso mudar, e no Aloé também queremos dar espaço para isso.


Pilates e treino funcional… só?

Estas são as duas ferramentas genéricas com que trabalhamos.


O que é o Pilates? Que tipo? Com ou sem aparelhos? Clínico, contemporâneo, clássico, autêntico? Muitas perguntas por responder, que merecem um artigo especial.

Por enquanto fica o compromisso com um método de exercício físico que se compromete pelas palavras do seu criador em trabalhar

“(...)a coordenação completa entre corpo, mente e espírito. Através da Contrologia propositadamente adquirimos o controlo do nosso corpo e então pela repetição dos seus exercício, gradual e progressivamente adquirimos o ritmo natural e coordenação associados a todas as atividades subconscientes”. Joseph Pilates, Return To Life Through Contrology

Achavam que no Pilates só trabalhamos a postura? Também. É apenas uma das consequências de um método que honra o ser humano numa perspetiva muito mais abrangente e profunda do que nos é apresentado de forma comercial.



Acreditamos que o movimento e o exercício físico tem esse potencial, que pode ir muito mais além de exercícios, repetições e cargas. Acreditamos no exercício físico como um complemento essencial para uma vida saudável e feliz. O Pilates e o treino funcional são as nossas ferramentas de eleição
Aloé Movement Studio. Treino funcional individual e Pilates em Algés e Miraflores, Lisboa

E o que entendemos por Treino Funcional? Este conjunto de palavras quando foi apresentado queria dizer que era treino dirigido ou aplicado a uma função, à partida do dia a dia, exterior… Mas e se virássemos as palavras e a perspetiva ao contrário e víssemos a função do treino? Qual é a função, com que objetivo, com que intenção realizamos um exercício ou conjunto deles? Como poderá cada exercício proporcionar um mergulho em cada um de nós, no que verdadeiramente precisamos, seja físico, mental ou emocional? Ficam pensamentos para ainda outro artigo.


Mas na verdade quem comanda o que se faz e quando se faz é mesmo o corpo de cada aluno que chega. Somos diferentes todos os dias e talvez a forma de trabalhar a intenção num treino pode ser diferente no treino seguinte. Deixamos as portas abertas ao que chega e normalmente corre sempre bem!

“Queremos promover o exercício de forma natural para todos. Por isso não colocamos rótulos, nem no movimento nem nas pessoas.”

Com este primeiro artigo queríamos partilhar mais sobre o nosso percurso até aqui. A nossa intenção com a criação deste blog é a partilha da nossa forma de estar com todos os que partilhem desta visão ou se sintam atraídos para ela. O movimento e exercício como uma ferramenta para sermos melhores seres humanos.


Para nos irem acompanhando sigam-nos através das nossas redes sociais e fica também o desafio para partilharem connosco, nos comentários, o que vos atraiu na nossa visão e o que faz com que venham treinar connosco.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page